top of page

Território Transformador do Tapajós

Sobre o projeto

Protagonismo juvenil, proteção aos direitos dos povos originários e justiça climática. Essas são algumas das causas defendidas pelo Território Transformador do Tapajós (TTTapajós), projeto criado pela ONG Ashoka e coordenado em Santarém/Pará pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA). Lançada em setembro de 2021,a iniciativa pretende  atingir pelo menos 1% das juventudes do território com narrativas, ações e experiências transformadoras.

 

As lideranças do Território Transformador compartilham a visão de que todas as pessoas, incluindo crianças e jovens, têm potencial e capacidade para agir no mundo e transformar as estruturas que geram desigualdades. Por isso, criam ambientes de aprendizagens e trocas de saberes, além de oportunidades para que todos se reconheçam como agentes de transformação.

TAPAJOS_LOGO_V4.png
Queremos engajar 1% dos jovens do Tapajós em ações transformadoras!

Assim, desde 2021, o IMEA desenvolve atividades e apoia iniciativas que impulsionam esse movimento. Dentre as estratégias de trabalho adotadas estão:

  • Desenvolvimento de plano de ação com foco em inovação social e mudanças climáticas;

  • Formação de uma equipe de co-líderes e parceiros institucionais no Tapajós; 

  • Mobilização de um grupo de lideranças jovens; 

  • Organização de encontros exploratórios com lideranças locais;

  • Apoio às iniciativas de jovens do Território Transformador do Tapajós; 

  • Projeção e disseminação de conteúdos de comunicação para engajar a juventude.

Em 2023, a rede do Território Transformador do Tapajós somou 33 lideranças jovens, na faixa etária de 14 a 29 anos, que ocupam contextos urbanos e ribeirinhos de Santarém e que estão comprometidas com as pautas socioambientais e engajadas no projeto.
“O projeto me trouxe um chão, um norte. Quando eu tive o primeiro contato eu senti que estava pisando em algo firme, ao qual eu podia me apegar. Era ali que eu pertencia”

Ester Luna - liderança jovem do TTTapajós

“Em momentos da minha vida em que eu não sabia para onde ir, o projeto me guiou. Hoje eu sou um jovem transformador do Tapajós, já estou dentro da universidade e defendo as causas ambientais. Tudo isso
por causa do Território Transformador que me influenciou no decorrer da minha vida”

Jeferson Vasconcelos - liderança jovem do TTTapajós

“O projeto me ajudou e contribuiu muito para eu me entender como uma pessoa amazônida. Pra eu entender que tenho espaço e posso contribuir com a minha comunidade e com meu bioma. Foi a partir do projeto que eu entendi que posso ajudar na comunidade, que consigo fazer trabalhos e, através do projeto, intermediar para alcançar outras pessoas”

Mariana Malheiros - liderança jovem do TTTapajós

bottom of page