Escola D'água
Sobre o projeto

O projeto Escola D’água integra o programa internacional Swarovski Waterschool e foi implementado em Santarém em 2014, em parceria com o Earth Child Institute.
Entre 2017 e 2021, o projeto foi conduzido e coordenado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia, expandindo suas ações para 45 escolas polos e 25 escolas parceiras.
Desde 2022, o Escola D’água é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Mureru Eco Amazônia e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Atualmente, o projeto abrange 17 escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em territórios indígenas e quilombolas, comunidades ribeirinhas de terra firme, áreas alagáveis (várzea), além de escolas do planalto e da área urbana de Santarém.

Desde 2014, já impactamos mais de 20 mil estudantes e mais de 1 mil profissionais da educação.
A iniciativa tem como objetivo inspirar as gerações atuais e futuras a adotar práticas sustentáveis no uso da água, promovendo a saúde e garantindo o acesso universal a água limpa. Ao longo dos anos, o projeto realizou uma série de atividades, incluindo a instalação de escovódromos e estações de lavagem de mãos, oficinas para construção de filtros e fossas ecológicas, organização de festivais e seminários de formação, produção de documentários e realização de oficinas educomunicativas, entre outras ações transformadoras.




Mapa das Escolas D'águas
Um dos principais pilares do projeto Escola D’água é a formação e o empoderamento de crianças e jovens, que recebem o título de Embaixadores das Águas. Composto por estudantes de cada escola participante, esse grupo participa de oficinas formativas e diversas atividades voltadas para a conscientização e a sustentabilidade.
Esses jovens líderes têm a importante missão de compartilhar os conhecimentos adquiridos e mobilizar seus colegas e a comunidade escolar para implementar ações práticas que promovam o uso sustentável da água e a preservação dos recursos hídricos em seus territórios e escolas.
"O projeto Escola D'água aqui na escola foi e é um divisor de águas para nós, já que estamos próximos a um manancial que já foi praticamente todo assoreado, o Igarapé do Irurá. Assim, o projeto fez com que nós mudássemos a maneira que enxergamos a água na escola e também na comunidade"
Cleo Neves, gestor da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe
"O projeto Escola D'água trouxe para a minha escola a horta. Nós gostamos muito dela e usamos para alimentar nossos colegas aqui na escola. Todo dia molhamos para ela ficar bem linda! Fazemos também rondas três vezes na semana, além de falarmos sobre a água, o desperdício, a floresta e tudo mais."
Ene Daniela, estudante da Escola Municipal Padre Felipe Bettendorf
“A gente sempre almejou trabalhar com o Projeto Escola D'água e agora pra nós isso é significativo. Só veio a somar ao nosso trabalho e ao nosso projeto. Agora nossa expectativa é que a gente possa avançar mais no trabalho e na sensibilização com relação ao cuidar da água, cuidar do nosso meio ambiente, cuidar do planeta que é tão importante e da nossa Amazônia também.”
Fernando Valente Coelho, gestor da
Escola Municipal Santo André