Escola D'água
Sobre o projeto
O projeto Escola d’água faz parte do programa internacional Swarovski Waterschool, implantado em Santarém, no ano de 2014, em parceria com o Earth Child Institute. De 2017-2021, o projeto passou a ser executado e coordenado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia e avançou para 45 escolas polos e 25 escolas parceiras. A iniciativa visa inspirar as gerações presentes e futuras a praticar o uso sustentável da água, garantindo saúde e disponibilidade de água limpa para todos.
Para isso, o projeto capacita crianças, adolescentes e professores de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, de territórios indígenas e quilombolas, de regiões ribeirinhas de terra firme e de áreas alagáveis ou áreas de várzea, além de escolas do planalto e da cidade.
Ao longo dos anos, foram realizadas diversas atividades como: instalação de escovódromos e de estações de lavagem das mãos, oficinas para produção de filtros e fossas ecológicas, realização do "Festival Escola D'água", "Feira Ambiental", produção de documentários e seminários de formação, dentre outras.
A partir de 2022, o Escola D’água passou a ser realizado por meio da parceria entre o Instituto Mureru Eco Amazônia e a Fundação Amazônia Sustentável - FAS, contemplando atualmente contempla 16 escolas em Santarém/Pará.
Desde 2014, já impactamos mais de 20 mil estudantes e mais de 1 mil profissionais da educação.
Mapa de Escolas Parceiras:
"O projeto Escola D'água aqui na escola foi e é um divisor de águas para nós, já que estamos próximos a um manancial que já foi praticamente todo assoreado, o Igarapé do Irurá. Assim, o projeto fez com que nós mudássemos a maneira que enxergamos a água na escola e também na comunidade"
Cleo Neves, gestor da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe
“O projeto ajuda a resgatar a cultura local, a fortalecer o ensino aprendizagem que fazemos em sala de aula, mas principalmente a valorizar e preservar o meio ambiente. Atividades desenvolvidas pelo projeto como, por exemplo, a aula de campo na Área de Proteção do Juá se complementam no processo de aprendizagem das crianças, pois fazem com que elas entendam na prática o verdadeiro sentido de preservar"
Priscila Veiga, docente da Escola Estadual Teresinha de Jesus Rodrigues
“A gente sempre almejou trabalhar com o Projeto Escola D'água e agora pra nós isso é significativo. Só veio a somar ao nosso trabalho e ao nosso projeto. Agora nossa expectativa é que a gente possa avançar mais no trabalho e na sensibilização com relação ao cuidar da água, cuidar do nosso meio ambiente, cuidar do planeta que é tão importante e da nossa Amazônia também.”
Fernando Valente Coelho, gestor da
Escola Municipal Santo André