top of page
Buscar

Retrospectiva 2024: Mais de 8 mil pessoas são impactadas em ações e atividades promovidas pelo IMEA

  • Foto do escritor: Instituto Mureru Eco Amazonia
    Instituto Mureru Eco Amazonia
  • 1 de jan.
  • 3 min de leitura

Instituto celebra impactos anuais com prêmio e novos planos para 2025



Santarém, PA – O Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA) finaliza 2024 com conquistas expressivas e uma retrospectiva que reforça seu impacto socioambiental na região amazônica, em especial, no município de Santarém, no Pará. Completando 10 anos de atuação, o IMEA engajou mais de 8 mil estudantes e educadores em atividades somente este ano.

Com uma ampla gama de ações e eventos, o instituto consolidou sua atuação como referência na promoção de práticas educomunicativas e no engajamento de juventudes e de comunidades locais.


Escola D’Água


O primeiro projeto e um dos mais marcantes do instituto, o projeto Escola D’água, completou 10 anos de presença no município, promovendo debates sobre questões socioambientais, sustentabilidade dos recursos hídricos e justiça climática.


Oficina do II Workshop de Formação para Embaixadores das Águas, realizado em 2022
Oficina do II Workshop de Formação para Embaixadores das Águas, realizado em 2022

Em seu último ciclo de trabalho (anos de 2022, 2023 e 2024), o Escola D’Água destacou-se pela realização de mais de 15 formações entre palestras, oficinas educomunicativas e seminários. No total, cerca de 15 mil pessoas foram diretamente impactadas pelas suas ações, incluindo os participantes do I Workshop de Formação para Embaixadores das Águas, em 2022, do Seminário Escola D’água “Santarém, território das águas: Desafios para a educação ambiental”, em 2023, e do Festival Juventudes das Águas, evento de encerramento do ano de 2024.







Ao longo de sua trajetória, o projeto se destacou ainda pela implementação de estações de lavagem de mãos, hortas e escovódromos nas escolas participantes. Essas estruturas não apenas asseguraram a qualidade da água para a comunidade escolar, mas também promoveram práticas de higiene essenciais e boa alimentação, alinhando-se ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU nº 6, "Água Potável e Saneamento", um dos pilares fundamentais da iniciativa. Foram 14 hortas, 14 estações e 10 escovódromos instalados.


Estação de lavagem das mãos na Escola Nossa Senhora de Guadalupe
Estação de lavagem das mãos na Escola Nossa Senhora de Guadalupe

Em 2024, o projeto também lançou um edital específico de apoio técnico e financeiro para 10 escolas participantes, viabilizando ações práticas lideradas pelos Embaixadores das Águas em suas comunidades escolares. A partir desse fomento, foram realizadas atividades como a melhoria das hortas escolares, a produção de um documentário e mutirões de limpeza.


Exposição dos projetos dos Embaixadores das Águas realizada durante o Festival Juventudes das Águas, em 2024
Exposição dos projetos dos Embaixadores das Águas realizada durante o Festival Juventudes das Águas, em 2024


Destaque: Prêmio EcoCine 2024


Cerimônia de encerramento da 32ª edição do Festival de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, em São Paulo (EcoCine)
Cerimônia de encerramento da 32ª edição do Festival de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, em São Paulo (EcoCine)


Ao longo do ano, o IMEA marcou presença em eventos locais, regionais e nacionais, participando de mesas-redondas, lives, palestras e oficinas para divulgar suas iniciativas e sensibilizar o público sobre temáticas socioambientais. A homenagem recebida durante a 32ª edição do Festival de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, em São Paulo, no mês de dezembro, foi celebrada como um dos principais reconhecimentos de 2024.


O Prêmio EcoCine reforça o papel do instituto na promoção da educomunicação como ferramenta de transformação social na Amazônia. Há uma década atuando no campo, hoje, o legado do IMEA se reflete em uma nova geração de jovens que, inspirados pelo instituto, produzem materiais próprios para sensibilizar sobre a preservação da Amazônia.


“Este foi um ano especial para o IMEA, em que fortalecemos nossas ações de educomunicação, ampliamos nosso alcance e consolidamos parcerias. A homenagem recebida no Festival EcoCine foi um marco, reconhecendo o compromisso com a educomunicação socioambiental e o protagonismo jovem na Amazônia”, destaca Lucineide Pinheiro, coordenadora de projetos do IMEA.


Produção de Conteúdo


Oficina de vídeos na Escola Estadual Romana Leal, em 2024
Oficina de vídeos na Escola Estadual Romana Leal, em 2024

A produção de conteúdos de educomunicação também foi uma prioridade em 2024, com mais de 15 vídeos desenvolvidos para divulgar as ações do IMEA e sensibilizar o público para questões socioambientais. Paralelamente, foram realizadas também oficinas de produção de vídeos em escolas públicas de Santarém, capacitando jovens para a criação de seus próprios conteúdos com temática ambiental.


Confira os vídeos do IMEA, no link: https://www.youtube.com/@imeaoficial


Planos para 2025


Para 2025, o IMEA já traça novos passos com a retomada do podcast Rio de Saberes, dessa vez, em parceria com o British Council. A iniciativa está selecionando 20 jovens da região para serem formados em três oficinas, capacitando-os a produzir episódios do podcast de forma independente, desde a apuração das pautas até a gravação e edição. As oficinas têm início previsto para janeiro, prometendo ampliar ainda mais o alcance das ações do instituto.


Acompanhe as atividades do IMEA pelo site: https://www.institutomureru.org/



 
 
 

Comments


©2024 por Instituto Mureru Eco Amazônia

bottom of page